Histórias da Arca
Ana Cristina
Eu sou assim
CDs
Não sei exatamente quando a música entrou em minha vida.
Lembro-me das cantorias no Coral do Irmão Cristino, na FIDE, em Itabira, Minas Gerais.
Sempre quis ganhar um piano, era um sonho. Mas, ao completar dez anos, ganhei um violão. Os quatro acordes que aprendi com Maria Helena me levaram a tentar outros,
a brincar com o instrumento,
a buscar possibilidades sonoras.
Mas, com eles, já compunha minhas primeiras canções.
A primeira "pública" foi "VENTO NORTE", poema de Lourival Drummond que musiquei, aos doze anos de idade.
Entramos no Festival da Canção de Itabira, foi divertido. Conheci o meio musical profissional e muita gente que amava visceralmente o ofício.
Pronto, peguei o vírus.
E, de lá pra cá, são décadas dedicadas à música, compondo, cantando.
Oito CDs lançados, sendo três infantis.
Dezenas de shows e novos amigos, muita batalha e muito prazer.
Outras Esquinas - 1995
O primeiro CD dedicou-se a mostrar a obra de compositores mineiros da geração pós-Clube da Esquina, sem deixar de homenagear essa grande referência. Neste CD, dois arranjadores convidados: Nélson Ângelo (História sem Fim) e Beto Lopes (Desenho) . Os demais arranjos e a direção musical são de Caio Gracco Guimarães, que assina todas as obras gravadas pela cantora.
A Ponte - 2000
Com uma sonoridade arrojada para a época, o CD destaca o cancioneiro da compositora e registra inéditas de autores mineiros como Fernando Muzzi, Tizumba e Vander Lee. Todo o conceito do disco surge a partir da canção "A Ponte", de Lenine e Lula Queiroga. Outros compositores são o praticamente inédito Haroldo Raimundo , Paulinho Moska e Caetano Veloso.
Diário - 2002
Compilação autoral de Ana Cristina, com canções próprias já registradas e algumas inéditas, atendendo a uma demanda, por parte de intérpretes e fãs, de uma coletânea.
Poemas Musicados ao Vivo - 2003
O CD foi a realização de um sonho antigo: registrar o espetáculo Poemas Musicados, criado para homenagear Drummond. A primeira apresentação foi na comemoração de noventa anos de nascimento do poeta, em 1992. A gravação ao vivo, no ano de seu centenário, 2002, sendo que a finalização foi em 2003. No roteiro, poemas de grandes autores da língua portuguesa, musicados por compositores consagrados. O CD tem ainda uma faixa CD-Rom, interativa, contendo a biografia dos poetas, imagens do show, fotos e uma música escondida.
Histórias Cantadas da Arca de Noé, volumes 1 (2005) e 2 (2007)
A incursão no universo da música infantil se dá a partir da constatação, durante as turnês do projeto Caravana Poética, de que as crianças estavam perdendo de vista a beleza da poesia e, mais particularmente, da obra de Vinicius de Moraes. Ana regrava as emblemáticas canções da "Arca de Noé", costurando com enredos singelos e divertidos, e propõe a distribuição gratuita de tiragens a creches e escolas públicas. O sucesso do volume 1 foi tão gigantesco, dentro dos parâmetros de uma produção independente, que logo surge o volume 2. Há ainda a previsão de um terceiro volume.